domingo, 6 de dezembro de 2009

5º dia - Trabalhos


Bom, nesse último dia de fechamento, compartilhamos experiências e concluímos com chave-de-ouro tudo que foi aprendido, Apresentamos trabalhos sobre vários temas importantes na arteterapia: com idosos, com crianças com cancêr, na psiquiatria, em crianças com trauma (o meu trabalho junto com a colega stephanie). E forma todos muito bons, observamos a relevância do tema e como a artetrapia é uma REALIDADE QUE DÁ CERTO, nos trazendo muitos benefícios na nossa profissão como alternativa para ajudar os nossos pacientes, especialmente aqueles sem esperança e sem coragem pra enfrentar tratamentos e a doença em si.

Algumas citações interessantes:

''É a arte ilimitada unida ao processo terapêutico, que transforma a Arteterapia em uma técnica especial.

A Arteterapia resgata o potencial criativo do homem, buscando o psique saudável e estimulando a autonomia e transformação interna, para reestruturação do ser.

Partindo do princípio, de que muitas vezes não consegue-se falar de conflitos pessoais, a Arteterapia possui recursos artísticos para que sejam projetados e analisados, todos esses processos, obtendo uma melhor compreensão de si mesmo, e podendo ser trabalhado no intuito de uma libertação emocional.

É através da expressão artística que o homem consegue colocar seu verdadeiro self da maneira mais pura e direta que possa existir.''


Gostei muito da optativa e tenho certeza de que muito vai me ajudar na minha profissão, além de ter participado de momentos muito divertidos e de relaxamento.

Essa foto, mostra um pouco como trabalhar com o lado direito do cérebro é importante e sempre usar nossa imaginação, criativdade para nos sentirmos bem.

Até mais,
Lorena M. Lima de Oliveira.

3 comentários:

  1. aah, mais uma frase muito boa, inclusive, com a qual fechamos nosso trabalho:

    "Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida"
    Jung

    ResponderExcluir
  2. Olá Lorena!

    Seu blog ficou muito legal.Bonito mesmo.
    Mas posta as fotos dos seus trabalhos também, tá certo?
    Vc fez tanta coisa em sala de aula...
    As fotos todas estão no laptop do Bob.

    Abraços,
    Prof Fátima

    ResponderExcluir
  3. Lorena, fico muito feliz ao ver cada dia mais a medicina tradicional se integrar ao nosso campo terapeutico. Nessa soma, o paciente e nós temos a nítida sensação de que a soma das partes modifica o todo.
    Atitude e visão estésica que recompensa.
    Abraços

    ResponderExcluir